
Não sei se o leitor do Toda Unanimidade percebeu mas algumas pessoas tem discutido nas redes sociais a legalidade do processo de impeachment.
Eu já disse anteriormente que não sou lá muito inteligente e por essa razão não sei o que a constituição diz a respeito do assunto.
Porém, como não quero ficar em silêncio nas conversas de botecos e nem nos grupos de zapzap, decidi pensar no assunto. E pensarei em voz alta, aqui no blog.
Quem sabe você, leitor, me ajuda a chegar a uma conclusão.
Minha intuição
Minha intuição diz que as tais pedaladas não são motivos para impixe (perdoem, tenho preguiça de escrever aquele palavrão complicado).
A manutenção das regras, das instituições e a confiança no sistema democrático são muito importantes para um país. Acho que tirar um presidente eleito é um trauma e só deve ser feito em casos em que o motivo legal seja bastante claro.
Mas minha intuição vale muito pouco. Estamos num país regido por uma constituição e é ela quem manda. Então precisamos da…
Opinião dos especialistas
Se eu não entendo ouvirei quem entende: Juristas famosos* e amigos advogados.
Vejo então que há opiniões divergentes. Uns dizem que é constitucional e outros pensam o contrário.
Mesmo percebendo que parte destas opiniões é contaminada por visões ideológicas pessoais, não se pode negar que existem muitos argumentos bons de gente que entende do assunto garantindo a legalidade do processo.
Então, não é golpe. É um debate que envolve a constituição e faz parte do jogo democrático.
Só que…
Onde a coisa se complica
Não vejo o menor interesse dos deputados que lutam pelo impixe em relação a discussão legal. Eles decidiram tirar a presidente e fazem apenas um teatro, cumprindo o rito processual sem se importar com quaisquer argumentos ou fatos do Processo. Isso parece Golpe.
Por outro lado, os defensores do governo também não se importam com debate. Usam a discussão legal como desculpa para defender a Dilma. Usam o argumento do Golpe como campanha para levantar a sua torcida.
Enfim, não é golpe, já que lei dá espaço na lei para esse tipo de debate e consequentemente de processo, mas também está longe de ser um procedimento que mostra a maturidade de nossas instituições republicanas.
E a minha vontade? **
Eu desejo que o governo caia.
Acho que seria mais agradável e menos sofrido se a Dilma renunciasse. Como isso não deve acontecer torço para um impixe rápido.
Dilma é uma presidente muito ruim. Ela recebeu um país que crescia, tinha inflação baixa, desemprego nulo e contas em dia. Quando assumiu em 2011 ela também tinha o congresso a seu favor.
Se em condições tão favoráveis ela conseguiu produzir esse caos, imagine agora com o país desgovernado. Não acho justo que milhares de empresas fechem, que milhões de pessoas percam seus empregos em troca de alguma convicção legalista.
Sofreremos com o impixe, mas creio que a manutenção de Dilma represente um sofrimento ainda maior à população.
E a corrupção?
Eu não falei dela porque pra mim esse processo nada tem a ver com corrupção. Acho até que a Lava Jato pode ter sérios problemas num governo do PMDB. Veremos.
Como diria Roberto Jefferson, é uma questão de escolher o bandido favorito.
E Você?
Qual a sua opinião caro leitor? É golpe?
* Entre os juristas famosos desconsiderei a opinião Janaína Number of The Beast. Só leio os que não gritam e nem imitam pomba gira.
** Faço essa observação depois de alguma reflexão: Minha vontade não significa que algo é justo ou injusto, apenas indica um desejo subjetivo.
Meu caro, quando saiu o resultado da eleição tive um pressentimento ruim, esse governo não chega até o fim, e não chegará, torço por um impeachment rápido pois Dilma perdeu completamente o controle e como disse o Dimenstein quanto mais tempo como “presidenta” pior pro país. Se segura pois com temer serão dois anos de muita enrolação… E vamos torcer pra que Lula perca força até 2018 e não o contrário.
Vou torcer para o Brasil melhorar um pouquinho até 2018…
Muito bom texto! Embora deteste o PT e tudo que ele traz consigo, acho que o impeachment (empessegamento, numa tradução mais que literal) vai jogar o País num caos ainda maior do que está, pelos mesmos motivos que você expôs aqui.
Fosse uma presidente (e não uma presidanta), a Dilma agiria como um ser sensato numa situação dessas: se afastar desse bando de celerados e procurar os melhores técnicos para recompor seu governo.
Ao contrário de 1992, o atual processo todo está muito confuso e obscuro, com oportunistas vicejando dos dois lados. Se o governo é ruim e faz coisas escabrosas para se manter no poder, a oposição não faz por menos e reúne um balaio de gatos de cores, formas e tamanhos dos mais variados e não necessariamente comprometidos com os interesses do País.
Em Brasília, trocaram a negociação pela guerra total e sem quartel. Quando todos (governo e oposição) têm seus rabos amarrados num mesmo nó, o único resultado previsível é a soma zero, com todos se aniquilando às nossas custas. Terra arrasada é o que o Brasil já é, hoje. Imagine este cenário depois, com uma possível cassação da chapa pelo TSE.
Dá realmente muito medo pensar nesse day after, pois a queda das principais referências políticas abre espaço para aventureiros de baixíssima estirpe, movidos pela desesperança e desapontamento do momento. Aí o Brasil vira uma roleta russa versão tropical.
Eu penso que a Dilma é ruim, mas outros em volta dela são muito piores e os verdadeiros responsáveis pela tragédia social e econômica que vivemos. Esses deveriam ser trocados, não ela.
Eu sou um otimista doentio.Torço para o Temer assumir e fazer um acordão para aprovar as medidas duras que precisamos. Quem entrar em 2018 encontrará uma situação melhor. Meio utópico, eu sei. Mas acho que a Dilma não tem capacidades mínimas de governar.
Eu só não entendo o desespero do PT em permanecer no governo, é uma puta encrenca, eles não vão conseguir resolver os problemas políticos e econômicos e com isso correm o risco de afundar de vez o parido e levar as esquerdas junto. Só vejo duas hipóteses para tamanho apego: Uma, o PT é mesmo uma religião e ai não tem discussão racional que resolva; A outra é que eles tem esperança que estando no governo vão conseguir se livrar das garras da Lava Jato, afinal deu certo com o mensalão.
Olha, eu não sei também. Faz sentido ser governo e oferecer o ministério da saúde para o PP?
Sabe aquele personagem que dizia, “posso esclarecer? Então esclarecerei” ( se não me engano era um macaco, rssss). Começamos com uma das afirmativas que você mesmo nos trouxe o da dúvida e da incerteza por não dominar o “Direito”. Pergunto que “Direito”?
Perceba que o deixo entre aspas propositalmente, já que em uma colônia como a nossa o Direito é algo que tem variáveis, dependendo do interesse de quem está no comando.
Juristas, estão todos caducos, assim como nossa política que ou anda de muletas ou só frequentou o ensino fundamental e sem diplomação.
A grande maioria de nossos representantes são analfabetos ou pior pertencem a organizações criminosas. Bem todos sabem que o Brasil sempre foi uma colônia de quadrilhas e que cada qual monta a sua.
Aprendemos desde cedo a sermos safados, desonestos, covardes, cruéis, dissimulados, e sínicos. Só me deixe fora disso sou marciano logo as regras não me contemplam.
Pensemos então………..pensando………pensando…………pensando…….pensando……..pensando……., cansa mas vou continuar ………..pensando……..pensando……..pensando……bem tenho que dizer algo correto?
Após pensar muito decreto que se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que abrirei os cofres do Banco Central e devolverei tudo que estamos roubando desde que a colônia insiste que se tornou independente e se acha um país.
Em suma, não dá para levar a sério, qualquer salafrário que colocarmos no lugar, agirá da mesma forma que a atual.
Ainda pensando…..digo que o tempo e o dinheiro que se perdeu em saber se macho ou fêmea, se é santa ou impura, se é isso ou aquilo, o que interessava ao povo foi deixado de lado como sempre.
O povo não quer saber de Dilma, de Lula, de Temer, de Moro ou de qualquer sigla dessas facções e sim se vai ter merenda na escola amanhã, se o hospital vai funcionar e ter remédio, se vai sair ou não um aumento de salário mínimo, se ao sair para labuta, não vamos morrer na mão de filhos da “P_ _ a”, se terá mantimento no mercado a preço real sem especulação, enfim….
Acho q com a saída da Dilma aumentam as chances de ter merenda amanhã. Mas isso é um chute.
Deus te ouça, rsss 🙂
Lucio, adoraria que participasse: https://adecadaerrada.wordpress.com/2016/04/14/tag-momento-nostalgico/
Aposto que tens momentos ótimos para compartilhar 🙂
Abraços!