Hoje o Ministério Público denunciou Lula como o líder do esquema de corrupção da Petrobras. Pensando em sua trajetória, é uma acusação que faz sentido.
Lula foi líder sindical muito jovem e sob sua liderança os sindicatos desafiaram o empresariado e o governo militar no primeiro movimento popular pós AI5. Lula liderou a criação do primeiro partido de trabalhadores da história do Brasil e depois tornou-se líder inconteste da esquerda no país. Lula liderou o país por 8 anos, período em que liderou uma aliança que dominava 90% do congresso e incluía partidos que iam da esquerda do PC do B à direita de Paulo Maluf.
Lula nasceu para a liderança.
Porém, alguns pontos na explanação me trouxeram mais dúvidas que certezas. O maior deles é o seguinte:
Eles dizem que o esquema de corrupção tungou 6,2 bilhões da Petrobras, e que Lula, como líder do esquema recebeu 3 milhões em propina. Ou seja 0,05% do montante.
Pois bem, a condenação de Cervero diz que ele levou 54 milhões. O Alberto Yussef devolveu 55 milhões à petroleira, Paulo Roberto Costa devolveu 70 milhões, Pedro Barusco 69 milhões. As empreiteiras estão devolvendo valores maiores que esses. Enfim, como o líder leva tão pouco, se comparado ao baixo escalão?
Também sou obrigado a concordar com o coro dos que criticam o PPT apresentado na entrevista coletiva. É uma apresentação que não faz sentido, não mostra o papel do Lula na organização, apenas faz um ataque a ele. O que me leva a duvidar das intenções dos acusadores.
No mais, o MP não apresentou qualquer fato novo, só conclusões sobre as informações que já tínhamos.
De qualquer maneira, se ele recebeu os 3 milhões, não há como defendê-lo. Só imagino que sua condenação deva ser proporcional ao tamanho do crime e este tamanho não está claro para mim.
Lula é uma figura grande da história e talvez precisemos de tempo para entendê-lo melhor. Só a distância nos permite ver grandes quadros em seu todo. Tudo o que se diz sobre ele tem um pouco de verdade, um pouco de mentira, um tanto de lenda e muito de exagero, desde o que vem de seus fãs, como o que vem de seus acusadores.
Líder popular, governante hábil, negociador, autoritário, bonachão, alcoólatra, desonesto, homem que diminuiu a pobreza no Brasil, apoiador de regimes anti-democráticos, presidente mais adorado da história do país, chefe de uma gangue, corinthiano fanático. Muitos adjetivos cabem nele. Mas para encerrar o texto, roubemos o termo usado pelo Obama. Lula é O Cara e sendo O Cara, estará sempre nos holofotes. Para o bem ou para o mal.
P.s. Mais três dúvidas quanto ao que foi apresentado pelo MP:
- Eles dizem que Lula recebeu 3 milhões em propina e que vão pedir como ressarcimento 87 milhões. Isso tem sentido jurídico?
- Também disseram que a Petrobras teve 6,2 bilhões em desvio de corrupção mas que suas perdas foram 42 bilhões. Alguém entendeu?
- Se Lula era o líder da quadrilha por que foi indiciado por corrupção passiva?
Preciso! Texto impecável.
Até no que não foi dito.
Parabéns e obrigado pelo privilégio da leitura.
abçs
Me sinto honrado com tantos elogios. Se gostou ajude a divulgar. abs