12 anos e os Playmobils

Minha filha fez 12 anos. Idade de mudanças físicas, hormonais e psicológicas. Para mim será um desafio. Mudo meu status de “pai de criança” para “pai de adolescente”.

Adolescente? Não é bem assim. O amadurecimento não é um processo linear. Minha filha é prova disso. Parece que dentro dela há uma criança lutando contra a adolescente que está nascendo.

Sei disso porque me lembro exatamente do meu aniversário de 12 anos, de como sofri por um Playmobil.

Eu tinha um caixa cheia deles. Playmobils de índio, de circo, mecânicos, cowboys… Eram meus brinquedo favorito.

Pouco antes do meu aniversário a Playmobil lançou carros de corrida. Eram lindos, com rodinhas de borracha que podiam ser trocadas. Um sonho.

Porém, algo me dizia que eu não tinha mais idade para isso. Já começava a frequentar bailinhos e sonhar com as gatinhas da 6a. série ouvindo True, do Spandau Ballet. Eu queria muito os carrinhos de corrida, mas não queria parecer criança. Não queria parecer um boboca.

No fim, o Lúcio-criança falou mais alto e eu pedi o brinquedo. Acho que deve ter sido meu último.

No Ano seguinte, em meu bar-mitzva, ganhei envelopes de dinheiro e canetas-relógio. Depois disso vieram as roupas e minha vida foi degringolando até o dia que eu me vi feliz ganhando meias e pijamas – “Era exatamente o que eu precisava”.

Acontece com todo mundo, não há como evitar.

Por isso, torço para que ela prolongue ao máximo a infância, para que continue gargalhando vendo desenhos animados e fingindo ser Harry Potter na brincadeira com as amigas. Amadurecer é um processo de idas e voltas, mas uma vez que amadurecemos, a criança dentro de nós se vai. Fica para trás, torna-se uma lembrança.

Deus do céu, como sentirei saudades dessa criança.

7 comentários

  1. A gente sente saudade dos filhos criança, mas digo-te q qdo vc embarcar pra valer no trem da adolescência, não dá tempo pra ter saudade. Eu não consigo ter tempo p saudade, e estou adorando a essa fase deles, apesar do turbilhão de emoções. Bem, acho q menino é mais fácil a viagem. Kkkkk

  2. Criança é muito bom, mas ver os filhos ganhando autonomia, revelando seus gostos e interesses que nem passariam nos nossos pensamentos é incrível também! Aperte os cintos que já vai começar😂😊✨

  3. Mais do que nos preocuparmos com a fim da infância dos filhos, cuidemos para manter nossa criança viva, aqui dentro de nós! Este é um baita desafio que só depende de nós mesmos!!!

  4. Lucio, essa vontade de prolongar a infancia-adolescencia é tão grande que nós pais prolongamos isso nos nossos filhos. Semana passada saiu um estudo que a adolescencia foi reclassificada e não é mais dos 13 aos 19, mas sim dos 10 aos 24 anos. 24?!?!???!! pois é

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s