Caro jovem reacionário,
Você que ainda está na flor da idade e é tão cheio de convicções. Você que berra no Twitter pelos valores cristãos, contra a voz o Pablo Vittar e a favor das armas na mão dos cidadãos de bem. Você que manda para Cuba as feministas e os movimentos em defesa de negros. É com você que estou falando.
Sou de outra geração, sou do tempo em que jovens eram rebeldes e os mais velhos tradicionais. Sou da geração que chegou à adolescência nos anos 80.
Não sei se você ouviu falar dos anos 80, mas vou te contar uma coisa. Tudo isso que te ofende e assusta era muito, muito, muito pior nos anos 80. Talvez por isso, por ter crescido num ambiente excessivamente liberal, eu estranhe a ira do jovem reacionário.
Vamos aos exemplos.
O jovem reacionário fica louco da vida com o Pablo Vittar, um trans (no meu tempo chamava travesti) que faz um baita sucesso. Pois caro reacionário, nos anos 80 tínhamos a Roberta Close, um travesti que era considerada a mulher mais bonita do Brasil, que foi capa da Playboy e musa inspiradora desta linda canção do Erasmo Carlos.
Muitos críticos do Pablo Vittar, dizem que se importam pouco com a sua sexualidade mas não gostam de um cantor desafinado. Eles não sabem que nos anos 80 tínhamos Herbert Viana, Angélica e Xuxa fazendo sucesso. Não me venham falar de desafinação.
Os anos 80 eram muito loucos.
Hoje, quase em 2020, Roger Moreira, um velho reacionário, está preocupado com os maus costumes, como por exemplo, com um homem nu no Museu. Nos anos 80, tínhamos um homem pelado na abertura da novela das 7. Adivinha quem fez a música para o Peladão? Ganha uma fita cassete do Ultraje quem acertar.
Roger ficou indignado com outro museu onde um quadro mostrava zoofilia. O Mesmo Roger nos anos 80 fez sucesso com Mary Lou. Na letra ele dizia que traçava vacas e galinhas.
O jovem reacionário também está preocupado com ascensão das mulheres no mercado de trabalho e com a luta contra o abuso, tão falada hoje em dia. Talvez você gostasse de saber que mulheres eram mostradas na TV nos anos 80 como se fossem pedaços de carne, mas naquela época, por outro lado, Primeira Ministra inglesa era uma mulher conservadora, com cabelos curtos e atitude valente que vocês tanto odeiam nas mulheres.
Nos anos 80, nada era simples.
Os ídolos do rock eram gays como Freddy Mercury, Renato Russo e Cazuza e ninguém se importava com isso. As mulheres usavam cabelos curtos e faziam topless na praia. Sandra de Sá cantava o orgulho dos cabelos sarará e Lobão, quem diria, fazia campanha para Lula.
Assim jovem reacionário, não consigo ficar escandalizado com as pautas que te assustam. Acho que você também poderia ficar mais tranquilo, o mundo é assim mesmo, cheio de gente diferente e ideias diferentes. Essa de ficar agredindo quem pensa de outra maneira não pega nada. O trem da história caminha na direção das liberdades individuais e sua briga cristã contra mulheres, negros e gays está uns 50 anos atrasada.
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Adorei!!!👏👏👏
Não sou um jovem dos anos 80, mas acho incrível como fomos de um ambiente mais conservador (de certa forma ) com jovens liberais , e hoje num ambiente liberal com jovens conservadores , não sei se uma geração não conseguiu passar o espírito rebelde para outra , ou se a minha se deixou levar pelo lado fácil da coisa (que é só reclamar de tudo ) .
Amei os exemplos e concordo totalmente.
Acho que existe algo de cíclico nessa história…
Também acho, pq antes de certa forma , os jovens nos anos 60 eram mais conservadores … Será que temos esse vai e vem a cada 20 anos com uma geração dando uma resposta a outra ?
Possível… Vamos ver. A geração da minha filha que tem 11 parece mais liberal.
Adoreiiiii!rsrs
Eu sou anos 80! Rsrs
Ai, não sabia que o Roger virou caretão. Inacreditável! Deve ser para aparecer. Lolll
Ele e o Lobão. Se escandalizam com tudo…
Ai, esses meninos merecem um bom castigo. Não os ouço mais! Rsrs
Eu até que consigo separar a pessoa da obra, mas há exceções, reacionários e machistas, como Vargas Llosa.
No Brasil, se você sai gritando e xingando o PT e a esquerda sempre tem gente para bater palminha. Acho que o Roger e o Lobão ficaram meio encostados e conseguiram um público cativo assim.
E o Gabeira?
Não sei muito dele. Largou a política. Não lembro de ter visto nenhum comentário escroto dele. Ele é crítico ao PT, mas parece equilibrado.
Só uma observação, rs…
O Vittar é travesti. A Roberta Close era chamada de travesti, mas ela é uma mulher trans. E eu sou uma mulher cis. 🙂
Eu não sei o que eu sou. Quando descobrir te aviso… 😦
Na verdade, Pablo Vittar é um homem gay que se veste de mulher, drag queen é o nome, ele não é uma mulher trans.
Eu não sou dos anos 80, mas também me impressiono com esses jovens reacionários. Dei aula por um tempo e ficava chocada com alunos de 15, 16 anos com essas ideias. Que difícil.
Esses conceitos de trans, drag Queen e cia são meio confusos para mim. Ainda estou com a cabeça nos velhos tempos…