Eu sou do tempo em que se cantava semanalmente o hino no pátio das escolas. As crianças formavam filas duplas para cada classe. De um lado os meninos, do outro as meninas, em ordem de tamanho. Eu, na condição de minúsculo, sempre era o primeiro da fila, o que de certa forma me constrangia.
Éramos lindos patriotas enfileirados em frente à bandeira nas manhãs de segunda-feira.
Porém, assim que terminava a cerimônia fazíamos nossas próprias versões dos hinos, bastante diferentes das originais.
No Hino da Independência o “Já podeis da pátria filhos” virava “Japonês tem 4 filhos”. No Hino da Bandeira, o pendão da esperança virava peidão.
Já o hino nacional tinha seguinte versão:
Ouviram do Ipiranga a Barra Funda
Dom Pedro abaixa a calça e mostra a bunda
Deitado eternamente numa cama
João e Joana sem pijama
Pinto cresce, barriga cresce,
E depois de nove meses aparece
Uma criança cheia de vida,
Com a bunda toda cheia de ferida
Tentaram nos transformar em patriotas mirins mas minha geração envelheceu sonegando impostos, furando filas, molhando a mão do guarda e transferindo multas para os nomes de terceiros. Somos contraventores natos, desrespeitando o próximo e a pátria sempre que preciso.
Parece que vai voltar a moda de cantar o hino. Acho muito bonito mas tenho poucas ilusões em relação ao resultado prático da empreitada. Continuo desconfiando que valorizar o professor ainda é mais importante.
Concordo com sua última frase.
Tb sou desse tempo.
Não creio q isso fará ser mais patriota. Aliás, comparo com a aliança no dedo. Não é ela q nos tornará mais casados, mais fiel.
Meu sonho é ser o primeiro político não patriota declarado. Mas acho que ninguém me aceitaria nos partidos.
Rsrsrs tb não vejo com bons olhos o patriotismo. Atrapalha mais do q ajuda. E religião tb. Rsrs
Eu gostaria de ver o Brasil longe da influência americana em todos os aspectos.
Nada contra os EUA. Difícil é ver essa aproximação ao escroto do Trump.
(O_o) Sério?! Eu não conhecia essa paródia do Hino Nacional! Achei sensacional!!! Como as pessoas são criativas! XD Bem, não sei qual é a sua geração, mas eu também cantava o Hino Nacional toda semana na escola… O único que sei de cor até hoje. O da Bandeira e o da Independência eram só em datas especiais… Era um porre, mas, como boa aluna, eu ficava lá… com as mãos cruzadas pras trás e, às vezes, cantarolava; outras, apenas ouvia… Não me agradava tal solenidade. Vivia com medo de ser chamada para hastear a bandeira. Achava errado idolatrar um país… Ideias religiosas inculcadas em mim… Gostei da comparação da aliança d’O Miau do Leão. É verdade, são apenas símbolos!