Deus no coração

Meu nome em Hebraico é Leib (Leão).

O Rabino Sobel um dia me disse que Leib se escreve com as mesmas letras de Lev (coração), porém há a letra Yod no meio. Yod é o símbolo de Deus. Logo eu teria Deus no meio do coração.

Nenhum cientista conseguiu provar esta presença, mas há alguns anos médicos detectaram uma hipertrofia no meu miocárdio. Na época era um problema discreto, mas se crescesse, poderia ter consequências graves, entre elas a morte súbita.

No começo desse ano o problema cresceu e depois de estudos e exames decidimos fazer a operação que corrigiria a hipertrofia. Aproveitaríamos e corrigiríamos também um defeitinho no átrio, e faríamos uma ablação, afinal o peito já estaria abertinho, o que custa fazer uma ablação? Retífica completa.

Assim, faz duas semanas que estou no Incor, vivendo aquela rotina básica de hospital que é dividida entre agulhas e esparadrapos.

Quando somos crianças uma única injeção nos tira o sono, quando adultos, nos internam e passam o dia nos espetando como canapés e arrancando tiras a ponto de a gente nem ligar.

Já fiz a retífica do motorzinho, umas coisas tiveram que ser ajustadas no meio do caminho, mas pelo jeito a máquina vai ficar boa. Entretanto, ainda estou no hospital, sendo espetado e tendo esparadrapos arrancados do meu corpo a toda hora.

Tive meus momentos de medo, me perguntei se Deus esquecera de mim. Numa madrugada na UTI lembrei do sofrimento dos judeus nos campos de concentração. Eles aguentaram tanto, por que não eu?

Não sei se sou forte, não consegui provas da existência de Deus no meu coração. Assim como eu, milhares passaram as mesmas noites de angústia em hospitais de todo Brasil, isso faz deles especiais? Na cabeceira da cama, Guimarães Rosa, que eu não consigo acabar nunca, me ensina: ”O que a vida quer da gente é coragem.”

19 comentários

  1. Ao sermos colocados no mundo, aos poucos vamos nos cientificamos de que não somos diferentes de nenhum conjunto de peças. O veículo para se locomover necessita de bateria, velas, alternador e outras. Nós necessitamos de coração, pulmões, rins e por aí vai. Você, corajosamente, passou por uma retífica e aos poucos estará se recuperando para continuar sua missão. Espero em breve retornar a vê-lo rijo e forte. Abraços.

  2. Força aí Lúcio!
    Que Deus continue no meio do seu coração!
    Desejo uma breve recuperação!
    Conte com nossas orações!
    Forte abraço!

  3. Tudo já deu certo, começando pela sua decisão e de sua boa recuperação. Sinal de que teve mais uma chance de ser feliz e viver bem. Estou aqui torcendo sempre por você, meu amigo do coração. Zuka 🙏😘

  4. Tudo já deu certo, começando pela sua decisão e de sua boa recuperação. Sinal de que teve mais uma chance de ser feliz e viver bem. Estou aqui torcendo sempre por você, meu amigo do coração. Zuka 🙏😘

    1. Viver é acumular memórias que inspiram histórias e causos. Que a retifica nos renda algumas boas, além de saúde pra seguir na caminhada. Abraço, amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s