Pirralha

Greta Thumberg, uma adolescente sueca 3 anos mais velha que minha filha foi escolhida a personagem do ano pela revista americana Time. É um baita reconhecimento. Ela foi a mais jovem contemplada de uma série que começou em 1927.

Como todos já sabem, ela conseguiu esse destaque através de seu ativismo defendendo a natureza e a sustentabilidade. Não parece um grande feito, mas de fato foi. Poucos adultos tiveram tanto sucesso ao tentar replicar a mesma mensagem. Num mundo de lideranças negativas, uma liderança com uma mensagem positiva chama a atenção, mesmo que seja para dizer o óbvio.

Minha filha adolescente pensa exatamente como ela. Aposto que se você tem um filho, ele também pensa assim. Caso você tenha alguma dúvida, pode deixar que ele responda as três perguntas abaixo:

O que você deseja para  a floresta amazônica?

A – Destruição     B – Preservação

O que você deseja para os animais?

A – Extinção        B – Preservação

Como você prefere o ar?

A – Poluído         B – Puro

Se seu filho respondeu B para as 3 perguntas ele pensa como Greta. Por coincidência essas foram justamente as minhas respostas. Então me pergunto. Se o que a Greta defende é um pensamento tão básico, tão universal, tão difundido, por que tantas pessoas a odeiam?

Isso mesmo, muitos a odeiam. Vários jornalistas brasileiros  atacaram ela com veemência. Até amigos meus nas redes sociais agiram da mesma forma. Parece que o governo brasileiro não a vê com bons olhos.

Pelo jeito, há quem prefira a resposta A nas perguntas que fiz. O que me parece estranho, mas não impossível. Talvez seja uma questão de diferença entre gerações. Talvez nossa triste e fracassada geração devesse conversar mais com os adolescentes, ouvir o que eles tem a dizer, entender seus valores morais. Acho que podemos aprender muito, como a Europa e os EUA têm aprendido com Greta Thumberg.

Para encerrar segue um vídeo da performance musical de Malena Ernman, a mãe de Greta:

Deveríamos ouvir mais a mãe da Greta.

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s