Por Que Não Gostamos de Sertanejo?

Talvez o leitor se espante com a pergunta, afinal quase todo mundo gosta de sertanejo. Música sertaneja vende mais que cerveja em festa de rodeio.

Porém, justo a minha roda de amigos não é nada fã do estilo. Vou mais longe, minha turma tem uma imensa aversão aos sertanejos, tratando os seus mais famosos representantes com grande desprezo.

Confesso que não sou diferente e não tenho grande afeição pelos nomes mais famosos do Brasil. Assim, quando o trágico acidente levou Marília Mendonça, eu me dei conta de que mal conhecia a “Rainha da Sofrência”.

Ao tomar contato com sua obra e história de vida, entendi de que estava perdendo muito e então me perguntei:

_ Por que não gostamos de sertanejo?

Com certeza muitos dos que compartilham essa aversão dirão que as letras e harmonias são pobres.

Mas esse argumento não se sustenta. Há inúmeros representantes na música sertaneja. Assim há letras e harmonias melhores ou piores.

Os mesmos críticos não acham pobres letras como “Love Me Do” dos Beatles? Aliás, quem gosta de Ramones não tem direito de criticar qualquer harmonia.

Com todos os problemas que estas musicas possam ter, não se pode negar que há arranjos bons, músicos ultra talentosos envolvidos e que os artistas cantam muito bem. Provavelmente melhor que qualquer talento do “Rock Nacional”.

Acho que a aversão vem de dois motivos principais:

O primeiro e menos importante é a idade. Ficamos velhos e ranhetas. Nada que não seja “dos velhos tempos” nos interessa.

O segundo e principal motivo é arrogância mesmo. Minha bolha de rockeiros, comunicólogos e gente mui inteligente gosta de falar de séries alternativas, de comparar os álbus do Led Zeppelin,  de ir a show caríssimos de rock. A minha bolha se acha superior ao povo sem cultura que ouve sertanejo. E eu estou incluído nisso.

Escrevo meia dúzia de textos num blog e me acho um baita intelectual que não pode se rebaixar ao gosto do populacho. Narciso acha feio o que não é espelho.

Foi essa arrogância que me impediu de conhecer e gostar da Marília Mendonça quando ela ainda estava viva. Marília era brilhante como devem ser outros representantes do gênero.

Só agora eu entendi que enquanto formos assim, sofreremos por perder grandes oportunidades e ninguém vai sofrer sozinho, tudo mundo vai sofrer.

8 comentários

  1. Estou entre esses aí, que se visse uma foto de Marília Mendonça antes de sua morte, nem saberia dizer quem era… e continuo não gostando de música sertaneja. Me enquadrei na descrição do texto: sou mesmo culpado de esnobismo, prepotência cultural e um pouco de arrogância, além de preferir músicas velhas, que convenientemente chamo de ‘clássicos’; mas também ouço novos talentos e música alternativa, o que me serve de atenuante. Minha rejeição aos cantores de botas se dá, além da já mencionada pobreza das letras, harmonia e melodias (os arranjos e o talento vocal dos cantores são realmente bons), à não mencionada temática do ‘novo sertanejo’ ou ‘sertanejo universitário’. Depois de 1.567.987 músicas falando sempre de chifre, dor de cotovelo, cerveja, traição e motel, tudo com evidente viés comercial e sem nenhuma intenção de verdadeiramente fazer arte, não há paciência que aguente. Parabéns por mais este ótimo texto.

  2. Eu tb tenho aversão ao sertanejo. Até hj só uma música consegui ouvir até ao fim, do Chitãozinho e Xororó (não sei se a escrita é assim). E parece q essa música não é deles. Jma que fala no fio de cabelo no paletó. Eu achava engraçada e imaginava a cena.
    Não me agrada o ritmo, as letras, a maneira como se vestem, os seus nomes, e muito menos a tentativa de imitar os americanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s