Todos estão muito preocupados com a Venezuela. Claro que também tenho de me preocupar. O país vizinho vive uma imensa crise política, econômica e social. Não obstante os problemas, há muita polêmica, gente atacando e defendendo o presidente Maduro. Eu queria me aprofundar no assunto e decidi ir à Caracas para ver de perto a situação.
Aos que não acompanharam, segue um resumo do que tem acontecido por lá:
Há alguns anos os venezuelanos elegeram um militar nacionalista e populista para a presidência. Esse militar tinha ideias autoritárias, atacava a imprensa e ofendia os inimigos. Ele detonou a economia e se apoiou em milícias para o oprimir o povo. Quando o militar miliciano morreu foi sucedido por um aliado e o país entrou em parafuso.
Eu toquei para Venezuela para contar a verdade para vocês.
A verdade é que os Venezuelanos estão na miséria. Melhor do que falar é mostrar. As fotos abaixo me cortam o coração. O povo mora na rua, por vezes com os móveis que sobraram de suas antigas casas. Isso quando a polícia não passa e tira tudo o que eles têm. Muitos puxam carroças que usam para recolher entulho e latinhas de alumínio. Cheguei a ver gente pegando comida no lixo. Aliás lixo é o que mais se vê pela cidade. A população revoltada joga tudo no chão, talvez para provocar o governo. O resultado é muito triste.
Torço para que a ajuda humanitária do governo Brasileiro chegue logo a essas pessoas que precisam de tudo, desde comida a produtos de limpeza. Fico feliz em saber que nosso país é tão generoso a ponto de apoiar os necessitados Venezuelanos.
Melhor do que falar é mostrar. Então seguem algumas fotos:





É uma pena que a Venezuela fique tão longe. Tenho certeza que se ficasse mais perto, os brasileiros com sua infinita solidariedade ajudariam. Tomara que o generoso governo brasileiro consiga fazer a ajuda humanitária chegar logo aos que precisam.
Permita-me discordar de um trecho e chamar atenção a outro. 😊
1. Se fosse perto os brasileiros ajudariam? Não ajudariam. Foram divulgadas imagens q correram o mundo da violência dos brasileiros contra venezuelanos. Tive vergonha ao me encontrar com colega venezuelano. Pedi desculpas. Foi vergonhoso e desumano.
2. Antes do Chaves, a Venezuela já estava em profunda crise. Não quero com isso concordar com o regime de Chaves e Maduro, mas chamar atenção para um detalhe pouco falado.
Obrigada
Oi, na verdade o texto é uma grande provocação cínica. As fotos são todas feitas em São Paulo. Onde milhares de pessoas vivem nas ruas e não há qualquer iniciativa de ajuda humanitária das autoridades. Poucas pessoas voluntárias lutam contra uma imensa miséria.
Bem que eu achei essas fotos muito familiares… 😦
O interessante é como as pessoas não prestam atenção nos detalhes… Olha a placa da Av. 23 de Maio já na 1ª foto… E o busão de sampa ali na 2ª foto.
Pois é… Foi uma provocação…