Minha Viagem à Venezuela

Todos estão muito preocupados com a Venezuela. Claro que também tenho de me preocupar. O país vizinho vive uma imensa crise política, econômica e social. Não obstante os problemas, há muita polêmica, gente atacando e defendendo o presidente Maduro. Eu queria me aprofundar no assunto e decidi ir à Caracas para ver de perto a situação.

Aos que não acompanharam, segue um resumo do que tem acontecido por lá:

Há alguns anos os venezuelanos elegeram um militar nacionalista e populista para a presidência. Esse militar tinha ideias autoritárias, atacava a imprensa e ofendia os inimigos. Ele detonou a economia e se apoiou em milícias para o oprimir o povo. Quando o militar miliciano morreu foi sucedido por um aliado e o país entrou em parafuso.

Eu toquei para Venezuela para contar a verdade para vocês.

A verdade é que os Venezuelanos estão na miséria. Melhor do que falar é mostrar. As fotos abaixo me cortam o coração. O povo mora na rua, por vezes com os móveis que sobraram de suas antigas casas. Isso quando a polícia não passa e tira tudo o que eles têm. Muitos puxam carroças que usam para recolher entulho e latinhas de alumínio. Cheguei a ver gente pegando comida no lixo. Aliás lixo é o que mais se vê pela cidade. A população revoltada joga tudo no chão, talvez para provocar o governo. O resultado é muito triste.

Torço para que a ajuda humanitária do governo Brasileiro chegue logo a essas pessoas que precisam de tudo, desde comida a produtos de limpeza. Fico feliz em saber que nosso país é tão generoso a ponto de apoiar os necessitados Venezuelanos.

Melhor do que falar é mostrar. Então seguem algumas fotos:

É comum ver pessoas morando em barracas na Venezuela
Em Caracas, sob os viadutos, há comunidades inteiras.
Carroças de entulho são meio de vida para os venezuelanos.
Revoltados, os venezuelanos sujam as próprias ruas.
Quem poderá ajudar essas pessoas?

É uma pena que a Venezuela fique tão longe. Tenho certeza que se ficasse mais perto, os brasileiros com sua infinita solidariedade ajudariam. Tomara que o generoso governo brasileiro consiga fazer a ajuda humanitária chegar logo aos que precisam.

5 comentários

  1. Permita-me discordar de um trecho e chamar atenção a outro. 😊
    1. Se fosse perto os brasileiros ajudariam? Não ajudariam. Foram divulgadas imagens q correram o mundo da violência dos brasileiros contra venezuelanos. Tive vergonha ao me encontrar com colega venezuelano. Pedi desculpas. Foi vergonhoso e desumano.

    2. Antes do Chaves, a Venezuela já estava em profunda crise. Não quero com isso concordar com o regime de Chaves e Maduro, mas chamar atenção para um detalhe pouco falado.

    Obrigada

    1. Oi, na verdade o texto é uma grande provocação cínica. As fotos são todas feitas em São Paulo. Onde milhares de pessoas vivem nas ruas e não há qualquer iniciativa de ajuda humanitária das autoridades. Poucas pessoas voluntárias lutam contra uma imensa miséria.

      1. O interessante é como as pessoas não prestam atenção nos detalhes… Olha a placa da Av. 23 de Maio já na 1ª foto… E o busão de sampa ali na 2ª foto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s