O Fracasso das Religiões

Talvez seja difícil explicar para um extraterrestre o conceito de religião. Grupos imensos de humanos reunidos em organizações para cultuar de forma ritualística seres que ninguém sabe se existem, seguindo instruções de livros que ninguém sabe quem escreveu.

Cada religião tem certeza de que é a escolhida por Deus e único caminho para a elevação, sendo que parte de seu trabalho é desmerecer as outras religiões. Por algum motivo os Deuses instruíram as pessoas de diferentes culturas a adorar e orar de forma variada e não há consenso sobre a forma correta.

Judeus cultuam Jeová, cristãos acreditam na santíssima trindade, Mulçumanos ouvem a palavra de Alá, egípcios antigos adoravam Anúbis e Osíris enquanto os grandes filósofos gregos criam em Zeus no Olimpo; Bárbaros louvavam Thor e Tutatis e homens brancos de classe média cultuam Bolsonaro, talvez o único dos deuses cuja existência pode ser comprovada.

Mas há outros fetiches menos óbvios, alguns tomam Marx como profeta assim como outros tem adoração pelo livre mercado, entidade tão mitológica como Mercúrio ou Shiva. Há quem cultue marcas de luxo e outros idolatram a própria imagem.

Eu tenho uma visão crítica a todos mas no geral acho que as religiões cumprem alguns papeis interessantes, por mais malucas que sejam. Ou pelo menos deveriam cumprir.

Religiões deveriam ensinar ao homem a ter uma vida mais elevada, mais ética, pensar no coletivo, ajudar ao próximo. Talvez se a gente pudesse resumir, as religiões deveriam incentivar as pessoa a amar.

Mas em geral não é muito isso que a gente tem visto por aí.

O mundo vive em guerra desde que a primeira tribo escolheu o sol como deus e a segunda escolheu a lua. Curiosamente, a própria Bíblia conta que o primeiro assassinato na sua visão da história ocorreu entre irmãos e o motivo foi o culto a Deus.

Posso ficar meses citando os exemplos negativos. As religiões primitivas sacrificavam humanos e animais em nome de seus deuses. Jesus pregou o amor e seus seguidores queimaram mulheres vivas na fogueira em nome dele. Muçulmanos cometem atentados terroristas até hoje. Xiitas, matam sunitas e vice e versa.

3 mil anos de estudo da Torah não impediram que a maioria dos judeus brasileiros apoiassem o político que mais imita as ideias de Hitler.

Em séculos de avanço das civilizações há poucos indícios que mostre que as religiões tenham tornado o homem melhor.

Eu não quero dizer que todas as pessoas religiosas sejam ruins. Muito pelo contrario. Muitas pessoas boas frequentam templos de variadas religiões. É claro que há pessoas e grupos de todas religiões que defendem a ética e o amor. Mas também há ateus éticos e caridosos.

Quando John Lennon imaginou uma utopia de paz em sua mais famosa canção, sonhou um mundo sem religiões. Talvez Deus ficasse decepcionado em mundo assim, onde ninguém rezasse em seu nome, mas imagine as mortes que seriam evitadas, imagine que judeus não precisariam odiar muçulmanos, muçulmanos não explodiriam cristãos e cristãos não incendiariam templos de umbanda. Não haveria orações, mas certamente, não haveria tanto ódio e perseguição.

Continuo acreditando que as religiões poderiam ser uma experiência interessante da raça humana, poderiam ser um caminho de paz e irmandade. Mas simplesmente não são e não parecem inclinadas a cumprir esse papel.

P.S. Como esse texto pode ofender algumas pessoas vou deixar alguns esclarecimentos.

1 – Eu não disse que todas as pessoas religiosas são Ruins.

2 – Sou obrigado e fazer uma menção positiva aos católicos que escolheram um Papa maravilhoso, que inspira a paz e o amor.

3 – Pode ser que existam muitas religiões que pregam efetivamente o amor e a união, meu texto trata do que conheço que são evidentemente as mais famosas.

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s