Minha Palestra no TEDx Talks

Muitas pessoas tem sonhos. Uns sonham em ser ricos, outros sonham com a fama.  Há quem tenha como meta encontrar o amor perfeito.

Meu sonho é dar uma palestra no TEDx Talks. Acho chique.

Fecho os olhos e consigo me ver vestido em calças jeans escuras quase tão justas como as de cantores sertanejos e com um pulôver preto que imita os do Steve Jobs. Em minha cabeça uma tiara com microfone estilo Madonna completa o visual.

Entro no palco esbanjando confiança, peito erguido e faço gestos calculados, falando de forma pausada, cheio de emoção e com sorriso no rosto. Me apresento e logo conto que me aconteceu algo curioso no caminho da palestra. A história é mentirosa, é apenas um gancho para chegar no assunto do qual vou tratar, de qualquer forma entretém a plateia, aumentando a curiosidade sobre o meu discurso.

Ando de um lado para outro do palco, uso pausas dramáticas e de repente começo a fechar o rosto, passando a usar um tom mais grave na minha voz. Agora falo de um momento tenso da minha vida, quando tudo parecia que ia dar errado.

O público está comigo. Riram no começo, mas agora, diante da gravidade do que estou contando há um silêncio absoluto. Eu conduzo a narrativa, sou o maestro da emoção. Depois de criar o suspense, conto da minha superação. Agora minha voz está quase trêmula. Eu tive muitas dificuldades porém superei os problemas e posso compartilhar com a plateia a estratégia para vencer os obstáculos.

Na minha mão, um pequeno controle remoto comanda o data show. O telão exibe fotos incríveis, gráficos esclarecedores e algumas piadas inesperadas.

Vejo que no público todos balançam suas cabeças em aprovação. Estão encantados e motivados e colocar em prática meus ensinamentos.

No final, despeço-me sentindo como se tivesse hipnotizado uma multidão. Se eu pedisse, eles pulariam de um pé só ou assobiariam o hino do Botafogo.

Ao sair do palco, a missão está cumprida, mais uma vez meu conhecimento atingiu os mortais.

E qual foi o tema da palestra? Bom, nisso ainda não pensei, mas depois eu  improviso qualquer coisa. Quem se importa… 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s